INBOUND MARKETING
Inbound marketing
O conceito de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos depois do lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Desde o lançamento do livro, em 2009, o Inbound Marketing tem se tornando o método preferido das empresas para conquistar mais clientes e gerar maior volume de vendas, reforçando o marketing empresarial.
O Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. Sua principal diferença do marketing tradicional é que o Inbound Marketing pratica ações de busca do cliente em vez de esperar que o cliente venha até a empresa.
As ações de marketing são feitas no sentido de atrair o potencial cliente para o site da empresa e criar uma série de estratégias de relacionamento com ele, utilizando conteúdo personalizado e autoral. O conteúdo é uma forma de educar o cliente sobre a empresa, tornando a empresa uma referência em sua atividade e garantindo a influência na decisão de compra.
Inbound Marketing: a melhor estratégia de marketing para sua empresa
O Inbound Marketing conseguiu atingir patamares que o marketing tradicional não conseguiu até hoje. Uma das principais diferenças é que o Inbound Marketing torna a área de marketing um centro de investimento e não de custo para a empresa.
Isso porque todas as ações praticadas no Inbound Marketing podem ser mensuradas, dando as informações exatas sobre quantas pessoas visitaram o site, quantas compraram em cada campanha e otimizando o marketing empresarial, conseguindo melhor retorno.
O Inbound Marketing pode ser aplicado para cinco estratégias de marketing:
· Aumentar a visibilidade de sua empresa;
· Reduzir o custo de aquisição de clientes;
· Atrair maior número de clientes em potencial;
· Gerar conteúdos relevantes;
· Otimizar o processo de vendas.
Etapas aplicadas no Inbound Marketing
O Inbound Marketing apresenta uma sequência lógica em suas etapas. As fases a serem seguidas são: atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar.
1. Atrair clientes, a primeira fase do Inbound Marketing
A primeira etapa do Inbound Marketing é atrair, o que não poderia ser diferente. Essa etapa é bastante simples: em vez de gastar tempo e dinheiro com pessoas que poderiam se interessar sobre o negócio da empresa, usa-se o tempo para a construção de alguma coisa que seja digna de atenção, atraindo pessoas que, espontaneamente, se interessem pelo assunto.
O resultado obtido é um público mais engajado e propenso a consumir os produtos que estão sendo vendidos.
2. Converter, a segunda etapa do Inbound Marketing
Na segunda etapa trabalha-se com a conversão, complementando a primeira. O visitante deve se tornar lead para poder avançar no processo de compra. Ou seja, é necessário o usuário passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de material relevante, por exemplo.
3. Relacionar, terceira fase do Inbound Marketing
Quem trabalha com marketing sabe que nem todo cliente em potencial está no momento certo de fazer a compra. Existem etapas bem definidas nesse processo, que devem ser respeitadas até o ponto em que o cliente esteja pronto para receber a abordagem.
Através de algumas estratégias é possível identificar o estágio em que está o potencial cliente, fazendo com que ele avance em seu caminho, acelerando o processo de compra.
4. Vender, a quarta etapa no Inbound Marketing
O processo todo do Inbound Marketing tem apenas um objetivo: vender,ou seja, gerar oportunidades de negócios para a empresa. Em certos casos, o processo de vendas pode acontecer no próprio site, enquanto que, em outros, é feito o contato entre o vendedor e o potencial cliente.
De forma geral, quanto mais completo o produto, mais o processo de vendas precisa ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de leads de concretizar a venda.
Em vendas mais complexas, quando a jornada de compra exige um processo de nutrição mais estruturado, com a utilização do Inbound Marketing a empresa pode multiplicar os resultados.
5. Fidelizar e análisar, a última etapa do Inbound Marketing
A última fase do Inbound Marketing é o trabalho de pós-venda, avaliando os resultados e comprovando o retorno dos investimentos com base em dados obtidos sobre a satisfação do cliente.
O Inbound Marketing permite o monitoramento de cada ação que acontece nas interações do público com o site, com as postagens e com as campanhas, tornando o trabalho de marketing mais inteligente.
Inbound Marketing, uma ferramenta que traz resultados
O Inbound Marketing é muito mais barato do que o marketing tradicional, oferecendo muito mais resultados. O simples fatos de usuários de internet estarem sempre buscando soluções para seus problemas através dos mecanismos de busca, de e-mails, de fóruns e navegando mais tempo nas redes sociais, faz com que o Inbound Marketing ofereça resultados mais eficazes.
O primeiro dos resultados do Inbound Marketing está relacionado com o resultado de vendas, facilitando o retorno do investimento. O empresário tem como ver quanto sua estratégia foi lucrativa.
O segundo bom resultado é a abertura de mercado para a empresa, onde ela passa a ter um melhor relacionamento com os clientes, tornando-se um parceiro de confiança par ao público.
Como metodologia que funciona, o Inbound Marketing já provou se ruma excelente ferramenta, entregando resultados mensuráveis. Porém, como se trata de uma nova estratégia de marketing, ainda tem muito que se desenvolver.
Desta forma, nunca é tarde para investir no Inbound Marketing, já pensando no que o futuro pode trazer de inovações e quais são as possibilidades para a empresa.
Com o avanço tecnológico da internet, será possível cada vez mais extrair informações sobre os leads, criando um processo de vendas mais conveniente e otimizado para a empresa.
A internet, por seu lado, está se tornando cada vez mais móvel, o que possibilita manter um relacionamento personalizado e mais frequente com o cliente, uma vez que os usuários cada vez mais se utilizam de canais diferentes, em diferentes dispositivos, criando novos meios de comunicação.
Procure nossa equipe para conversar sobre a implantação do Inbound Marketing em sua empresa e garanta o seu lugar no mercado. O futuro que você pretende construir deve começar desde já.