Escolha uma Página

As empresas de e-commerce estão cada vez mais interessadas em descobrir como converter os visitantes dos seus sites em compradores. Uma grande preocupação de qualquer varejista é o número de pessoas que acessam seu e-commerce e não fazem uma compra. Mas por que esses consumidores visualizam os produtos e logo desistem de comprar?

Na maioria das vezes, olhar produtos em lojas virtuais é uma distração para muitas pessoas. Em outros casos, o preço do produto pretendido não agrada. Sendo assim, a maior parte desses usuários não quer comprar nada em geral. Mas, isso não significa que você não deva aproveitar essa enorme base de clientes em potencial.

A seguir, algumas dicas para converter os visitantes do seu e-commerce em compradores.

Categorizar e filtrar

Os visitantes de uma loja virtual nem sempre sabem o que procuram. Em vez disso, é mais provável que eles naveguem pelas páginas de categoria. É por isso que a primeira etapa para fazer com que esses usuários comprem é definir categorias claras e envolventes. 

Os consumidores precisam encontrar algo em que estejam interessados ​​de forma rápida e fácil. Mas para isso suas ofertas terão que chamar a atenção, o que significa que você precisa manter os visitantes em seu site por tempo suficiente até que encontrem algo que não sabiam que precisavam. 

Selecione os produtos com inteligência

Quando as lojas físicas decidem quais itens vão na frente da prateleira e quais ficam mais atrás, chamamos isso de merchandising. Sem dúvida, essa é uma das ferramentas de engajamento mais poderosas para os varejistas. 

Não é de surpreender que o merchandising possa ser igualmente eficaz para um e-commerce. Considere o que os clientes em potencial vêem quando chegam à sua página inicial ou quando clicam em uma categoria. 

Quais produtos são exibidos no topo? Quais são destacados? O ideal é selecionar os produtos mais atraentes e definir a ordem em que devem aparecer.

Mantenha os visitantes conectados em seu e-commerce

Nem todo cliente vai se apaixonar pelo primeiro produto em que clicar. Talvez a cor não lhe agrade ou simplesmente não esteja disponível com as características que ele procura. 

Assim, os próximos segundos são cruciais porque um visitante desapontado pode procurar outro e-commerce, a menos que tenha um motivo para continuar.

É aqui que entram as recomendações de produtos. Recomendar certos itens, além do produto que o usuário está visualizando, o mantém em seu site em vez de mudar para um concorrente. 

Sem dúvida, as recomendações são uma das melhores maneiras de manter os visitantes interessados ​​e clicando até comprarem. 

Acompanhe o que está funcionando

É fundamental rastrear e medir o que está ou não funcionando em seu e-commerce. Quais produtos atraem visitantes e compradores? E talvez o mais importante: alguma das mudanças que você está implementando está obtendo resultados? Responder a essas perguntas requer uma ferramenta digital de análise e coleta de dados.

Impulsione seu e-commerce

Por fim, as lojas virtuais capazes de envolver os visitantes para mantê-los em seus sites por mais tempo terão uma vantagem significativa sobre os concorrentes. A categorização e a filtragem mais clara dos produtos manterão os visitantes navegando.

Além disso, o melhor merchandising chamará sua atenção e as recomendações inteligentes de produtos ajudarão a mantê-los interessados​​. Não se esqueça de adicionar gráficos promocionais para deixar os clientes entusiasmados e engajados. 

Banners anunciando promoções e descontos, imagens de produtos e outros conteúdos que gerem valor e direcionem os usuários para produtos específicos, também é uma boa ideia.

Portanto, faça uma coleta de dados que permita a você tomar melhores decisões para obter bons resultados em termos de vendas. Certamente, manter isso em mente ajudará seu e-commerce a converter visitantes em compradores mais rapidamente.

Veja também: Descubra a importância de manter seu blog atualizado