Escolha uma Página

Ter um site responsivo significa torná-lo compatível com qualquer tipo de tela, seja do computador ou de dispositivos móveis. Isso deve ajudar a aumentar o tempo que os visitantes passam em seu site. Além disso, tende a melhorar seus rankings nos mecanismos de pesquisa. Continue lendo para descobrir por que o design responsivo é tão importante para o site da sua empresa.

O que é site responsivo?

Primeiramente, vamos entender melhor do que se trata a responsividade de um site. No geral, o design responsivo é uma maneira de montar um site para que ele dimensione automaticamente seu conteúdo e elementos para corresponder ao tamanho da tela em que é visualizado. Dessa forma, é possível evitar que as imagens sejam maiores que a largura da tela.

O objetivo final do design responsivo é evitar o redimensionamento, rolagem ou zoom desnecessários. Muitas vezes, essa dificuldade que o seu cliente enfrenta pode fazer ele procurar a concorrência.

Por que você deve investir em um site responsivo?

Vivemos em uma sociedade multitela. Por isso, é importante que seu site seja visualizado em tantos dispositivos quanto possível, porque você nunca sabe qual dispositivo alguém usará para visualizar seus produtos e serviços.

De acordo com pesquisas, o número de visualizadores móveis agora supera os de desktops, e esse número continuará crescendo à medida que a acessibilidade global dos smartphones aumentar.

Além disso, no início de 2015, o Google anunciou que a compatibilidade com dispositivos móveis se tornaria um fator de classificação em seus algoritmos de mecanismos de busca. 

Em resumo, os benefícios de criar um site responsivo incluem:

1 – Melhor custo-benefício

Manter sites separados para seu público móvel e não móvel pode sair caro. Ao usar o design responsivo, você economiza dinheiro eliminando o custo de pagar por um site móvel. Você só precisará investir em um design de site único para atrair todos os visitantes e todos os dispositivos.

2 – Flexibilidade

Quando você tem um site responsivo, pode fazer alterações de forma rápida e fácil. Essa flexibilidade é uma grande vantagem quando você quer apenas corrigir um erro de digitação ou inserir novas imagens na página.

3 – Aprimora a experiência do usuário

A experiência do usuário é crucial para os negócios. Portanto, seu site deve ser fácil de usar para que seus potenciais clientes se sintam estimulados a voltar. Se alguém visitar seu site em um dispositivo móvel e demorar uma eternidade para carregar ou suas fotos não tiverem a resolução adequada, isso pode fazer com que sua empresa pareça pouco profissional.

Um site responsivo oferece uma experiência de usuário muito melhor, pois pode ajudar a convencer as pessoas a dar uma chance à sua empresa. Como o zoom e a rolagem serão eliminados, o conteúdo poderá ser visualizado mais rapidamente e a impressão geral que os visitantes terão será muito mais positiva.

4 – Ganhos de otimização de mecanismos de pesquisa

Search Engine Optimization, ou SEO, é uma estratégia usada por muitas empresas para ajudar a se destacar no ranking das páginas de busca do Google. Quanto mais perto você estiver do topo, maior a chance de clientes em potencial encontrarem você. O design responsivo pode ajudar no  SEO  porque o Google, como mencionado, dá preferência a sites compatíveis com dispositivos móveis. 

Veja também: 5 maneiras eficazes de promover seu site em 2022