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Se você está nos estágios iniciais do seu negócio e ainda não sabe como promover seu site sem gastar muito dinheiro com anúncios, neste artigo vamos mostrar algumas maneiras eficazes de atrair clientes com pouco investimento.

Saiba que por meio de algumas estratégias de marketing digital seu negócio pode crescer no mercado. Confira algumas dicas infalíveis.

1 – Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

A otimização do seu site para mecanismos de pesquisa é indiscutivelmente a melhor coisa que você pode fazer para conquistar clientes potenciais. Na maioria das vezes, você mesmo pode corrigir os problemas de SEO em seu site com algumas ações simples.

Então, tenha atenção ao seguinte: SEO na página e fora da página. O SEO na página é tudo o que você pode ver em seu site, por exemplo: imagens, vídeos, meta descrições, design e até mesmo como o seu site está estruturado.

Por outro lado, o SEO fora da página, como o próprio nome indica, cobre aspectos do seu site, como quem está criando um link para ele e o envolvimento dos leitores.

A otimização é uma das maneiras mais econômicas de promover seu site. Embora você precise fazer ajustes de vez em quando, esse método gera tráfego sem muita informação, uma vez que tudo tenha sido otimizado. No entanto, você também deve saber que pode levar algum tempo para ver os resultados desse método.

2 – Marketing de conteúdo para promover seu site

O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de promover seu site. Isso porque melhora o SEO e gera conteúdo que será útil para o seu público-alvo. E para divulgar seu conteúdo você precisa criar um blog.

Nele você pode publicar artigos sobre assuntos que mais interessam seu nicho de mercado. Com o marketing de conteúdo, a coisa mais importante a lembrar é que os posts criados devem ser úteis para atrair a atenção do seu público. Para começar, pesquise as melhores palavras-chave.

O marketing de conteúdo é um método de promoção que não funciona isoladamente. Para obter o máximo de proveito será preciso trabalhar o SEO do seu site (como já citamos) e promover seu conteúdo em outros canais como as redes sociais. 

3 – Redes sociais

As redes sociais são um bom meio para promover seu site. Plataformas como Facebook, YouTube e Instagram têm bilhões de usuários, e certamente o segmento de mercado que você pretende atingir está interagindo em uma ou mais dessas plataformas. No entanto, antes de criar um perfil na rede social pretendida, você deve se certificar de que está investindo no canal certo.

Por exemplo, de acordo com as características do seu público-alvo, promover seu site no Facebook pode ser uma ideia melhor do que concentrar seus esforços no Instagram. Portanto, você precisa saber para quem está fazendo marketing e quem está tentando alcançar. 

4 – E-mail marketing para promover seu site

Se você está procurando um método testado e comprovado para promover seu site, o e-mail marketing é uma ótima opção. Depois de ter seu site funcionando, é fácil iniciar uma campanha por e-mail gratuitamente ou com um orçamento limitado.

Mas para isso você deve captar uma boa quantidade de leads (endereços de e-mail) para criar uma grande lista. A grande vantagem do e-mail marketing é que os usuários nem mesmo precisam ter visitado o seu site para se inscrever para receber notícias do seu negócio.

5 – Google Meu Negócio

Se a sua empresa depende da movimentação local, o ideal é gerar tráfego na região em que você está estabelecido, nesse caso o Google Meu Negócio pode ajudar. Criar um perfil no Google Meu Negócio é gratuito e oferece mais visibilidade para sua empresa quando as pessoas realizarem pesquisas com base em localização. 

Com um perfil de empresa, você pode anexar seu novo site a outras informações referentes ao seu negócio como produtos e serviços disponibilizados, horário de funcionamento, detalhes de contato e endereço. Isso torna mais fácil para os clientes encontrarem sua empresa entre os resultados de pesquisas no Google.  

Uma das melhores coisas sobre o Google Meu Negócio é que você pode ver como os usuários estão interagindo com o perfil da sua empresa. Assim você pode alterar facilmente sua estratégia de promoção se descobrir que ela não está gerando tanto tráfego quanto você esperava.

Veja também: Erros de marketing digital que as empresas devem evitar