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Quando você pensa em “jornada de compra” o que vem em sua mente? Talvez você não perceba, mas seus clientes passaram por uma “jornada” antes de decidirem que seu produto ou serviço era a melhor opção.

De fato, compreender como funciona esse processo ajudará sua empresa a criar estratégias de marketing adequadas para ampliar as vendas, atrair mais clientes e captar leads.

O que é jornada de compra?

A jornada de compra é um conceito que você pode usar para criar seu plano de marketing. Cada etapa dessa jornada requer uma abordagem diferente, sendo que você pode estar perdendo receita se o marketing não cobrir cada aspecto da jornada de compra.

Em geral, a jornada de compra é composta por três etapas principais: O estágio de conscientização; o estágio de consideração e a fase de decisão / compra. De um modo geral, o processo de passar pela jornada de um comprador implica em:

1 – Quando existe um problema, percebe-se que algo está errado. Isso também pode incluir pessoas que não percebem que têm um problema e se beneficiariam muito se houvesse uma solução.

2 – Descobrir qual é o problema real, mas não saber o que pode ser feito para resolvê-lo.

3 – Finalmente, entender como resolver o problema e, posteriormente, decidir qual é a melhor opção, agindo assim definitivamente para resolver o problema.

Estágios

Antes que alguém se torne um cliente do seu negócio, eles passarão por cada um dos estágios mencionados acima. Se você usa apenas estratégias de marketing que lidam com um estágio, sua capacidade de influenciar potenciais clientes em outros estágios será bastante reduzida.

Diferentes pessoas começam em diferentes estágios e, portanto, seus clientes existentes podem ser apenas seus clientes porque estão conectados ao seu conteúdo de ‘decisão’. Eles sabiam que tinham um problema para resolver e, ao ler seu conteúdo de decisão, sua empresa parecia ser a melhor opção.

Mas fazer as coisas dessa maneira leva a oportunidades perdidas. Se você se concentrar nos outros estágios da jornada de compra, o potencial para coletar leads e convertê-los aumenta consideravelmente.

Portanto, é importante influenciar os compradores no início da jornada. Assim, você poderá criar materiais de marketing que atendam às necessidades exclusivas de cada etapa, melhorando assim os resultados.

Principais estágios da jornada de compra

Conscientização: a primeira coisa que você precisa fazer é entender quem é seu público-alvo. Ao fazer marketing para as pessoas nesta fase, seu trabalho é educá-las no que se refere ao produto ou serviço que estão procurando. Portanto, a criação de um blog com artigos relevantes é uma boa maneira de levar mais informações para seus potenciais clientes.

Consideração: neste estágio seus clientes em potencial estão cientes de qual é o problema e da necessidade de resolvê-lo, agora eles estão procurando uma solução. Diante disso, você precisa convencê-los de que o seu produto ou serviço é a melhor opção.

Decisão: neste estágio, que é o fim da jornada de compra, as pessoas estão procurando fazer o melhor negócio. Os clientes em potencial estão comparando os recursos e os preços, e ambos precisam ser adequados.

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