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As redes sociais são ótimos canais para sua empresa ganhar mais visibilidade online. Para aproveitar o máximo plataformas como o Facebook e Instagram, por exemplo, basta colocar em prática uma estratégia de marketing digital que funcione. Cada ação que você realiza nas redes sociais deve ser parte de um plano maior.  Isso significa que todas as postagens devem seguir seus objetivos comerciais. 

Este plano deve incluir suas metas e todas as ferramentas que você usará para chegar onde deseja. Pode parecer complicado, mas não tem mistério. Saiba agora o que sua empresa deve fazer para ter uma estratégia de marketing eficiente nas redes sociais.

Definir seu público-alvo

Se você ainda não identificou seus potenciais clientes, comece por definir suas principais características, como: idade, gênero, ocupação, renda, localização, interesses, etc. Tente se concentrar em 3 ou 4 perfis de pessoas que representam a maioria dos seus clientes.

Padronizar o nome que a sua empresa usará em todas as suas redes sociais também é fundamental. Isso facilita para os usuários que desejam encontrá-la. Assim, basta alguém digitar o nome da empresa dentro do Facebook, Twitter ou Instagram para encontrar as informações desejadas.

Manter uma unidade visual nas redes sociais

Ter uma imagem de referência da sua empresa, como o logotipo, por exemplo, em todas suas redes sociais ajuda os clientes a se conectarem com mais facilidade a tudo que estiver associado ao seu negócio.

Os usuários das redes sociais são mais visuais, isso significa que guardam na mente as imagens exibidas, por isso vão memorizar a marca da empresa quando verem.

Atualize seu site ou blog

O conteúdo atualizado é um elemento fundamental dentro de uma estratégia bem sucedida nas redes sociais. Para isso, é preciso se comprometer em criar conteúdo de qualidade e atualizar regularmente a página com novas postagens de interesse dos visitantes.

Faça uma lista com as perguntas mais comuns que você ouve de seus clientes potenciais e escreva sobre essas questões pelo menos uma vez por semana no seu blog. Considere criar conteúdo como e-books, vídeos e infográficos que abordem as necessidades do seu comprador. 

As publicações em redes sociais devem ser atrativas e interessantes. Se as informações forem úteis, as pessoas terão mais chance de compartilhá-las, o que deve ampliar o alcance da sua empresa.

Concentre esforços em alguns canais chave

A maioria das pequenas empresas não tem como marcar presença em várias redes sociais. Pode ser interessante estabelecer estratégias de engajamento em diversos canais, mas o ideal é pesquisar em quais seu público-alvo está mais concentrado. Assim você irá direcionar seus esforços em nutrir e sustentar uma ou duas redes relevantes para o seu negócio.

Para começar a ver os resultados, defina metas para a frequência com que você publicará conteúdo e envolverá seus seguidores. É importante publicar algo todos os dias nas redes sociais da empresa, caso não seja possível, pelo menos três vezes por semana.

Medir seus resultados

Há diversas coisas que você pode monitorar nas redes sociais, então comece analisando a quantidade de tráfego que está sendo direcionado para seu site ou blog. Reveja suas postagens para saber se as pessoas estão participando e procure tendências relacionadas a temas ou palavras-chave que gerem mais interesse dos usuários. 

Nas redes sociais, a medição de resultados pode ser uma tarefa mais complicada, mas é indispensável para saber se sua estratégia de marketing está funcionando. Depois de ter uma ideia do que é possível, defina metas e passe a medir o seu progresso.

Ajustar as táticas nas redes sociais

Você precisará experimentar um pouco para encontrar a combinação correta de canais, conteúdo e mensagens que funcionam para o seu público. Ao longo do tempo, você poderá ajustar sua estratégia de conteúdo com base nas informações que está reunindo, o que o ajudará a gerar resultados mais consistentes.

Veja também: Como gerar tráfego de qualidade para seu site