Escolha uma Página

A automação de redes sociais é o processo de otimização de interações em plataformas como o Facebook e Instagram, usando ferramentas automatizadas. Isso pode incluir o agendamento de publicações com antecedência. 

Sem dúvida, automatizar os posts em suas redes sociais reduz as horas gastas na manutenção e no crescimento das contas da marca. Como resultado, tempo e recursos podem ser alocados em outras estratégias de marketing digital e no cumprimento de metas.

Marketing e automação de redes sociais

Antes de mais nada, a automação é considerada uma estratégia de marketing para as redes sociais. Portanto, primeiro é preciso criar conteúdo para promover o seu negócio e produtos em várias plataformas.

Assim, textos, imagens e vídeos devem ser adaptados à plataforma onde se concentra a maioria do público-alvo da empresa. Em seguida, as publicações devem ser automatizadas para ajudar a impulsionar as conversões e aumentar o conhecimento da marca.

Exemplos de automação de redes sociais

Algumas das maneiras pelas quais a automação pode ser colocada em ação incluem:

– Use chatbots para responder às mensagens do usuário.

– Programe postagens do Facebook semanas antes das campanhas.

– Envie tweets quando seus níveis de público atingir o pico.

– Receba notificações de comentários nas pulicações.

Como a automação de redes sociais pode ajudar sua empresa a crescer?

A automação pode ajudar sua empresa a crescer de várias formas. Agora vamos destacar algumas.

1 – Ajuda a manter uma fila constante de postagens

As empresas que não tem uma equipe de trabalho dedicada ao marketing das redes sociais podem ter dificuldade em postar regularmente. Por outro lado, o proprietário da empresa tem outros afazeres importantes relacionados ao negócio e geralmente não tem tempo para gerenciar os perfis da empresa nas redes.

Nesse contexto, a automação se torna uma solução porque permite que seja criado um calendário para as publicações dos conteúdos. Além disso, em finais de semana e feriados, as postagens da empresa também serão exibidas aos clientes. Dessa forma, os posts serão visualizados fora do horário comercial. As postagens são programadas com dias, semanas ou meses de antecedência.

2 – Favorece a análise de dados sociais

Ferramentas automatizadas analisam os dados em tempo real e relatam as principais métricas, como níveis de engajamento, impressões ou alcance. Algumas ferramentas também terão relatórios personalizados enviados para sua caixa de entrada de acordo com a programação escolhida.

3 – Aumenta a geração de leads

Promover e compartilhar seus produtos nas redes sociais é uma maneira simples de melhorar a geração de leads, impulsionar as conversões e aumentar as vendas, pois você está anunciando para pessoas que optaram por interagir com você seguindo seu perfil.

4 – Promove relacionamentos com clientes

Ao se conectar e se envolver com seus seguidores nas redes sociais, você poderá construir relacionamentos duradouros entre eles e sua empresa. Isso é possível através da interação com suas postagens. Portanto, é importante responder as perguntas e comentários deles, fornecendo-lhes qualquer ajuda de que possam precisar.

5 – Ajuda a monitorar os concorrentes

As redes sociais são uma ótima maneira de manter o controle sobre seus concorrentes, seja referente às suas estratégias nas redes sociais, os produtos que estão promovendo, as campanhas que estão implementando ou seu nível de interação com os seguidores.

Benefícios da automação de redes sociais

A automação oferece vários benefícios para qualquer tipo de negócio, entre eles podemos citar os seguintes:  

– Permite gastar menos tempo atualizando manualmente as páginas da empresa no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outros.

– Aumenta o alcance e as impressões.

– A empresa permanece ativa nas redes sociais 24 horas por dia, durante 7 dias da semana.

– É possível realizar a análise de dados em tempo real.

O que não fazer

Ferramentas de automação não devem ser usadas para escrever suas postagens nas redes sociais. Elas devem ser usadas apenas para agendamento, relatórios e ideias de conteúdo.

Da mesma forma, você nunca deve usar ferramentas de automação para comprar seguidores. Isso não é apenas desonesto, mas também pode reduzir sua taxa de engajamento.

As ferramentas de automação de redes sociais têm o objetivo de poupar o tempo que você reserva para se envolver e interagir com seus seguidores.

Conclusão

Então, agora que você conhece os benefícios da automação de redes sociais, invista nessa estratégia de marketing que pode levar seu negócio para outro nível.

Devido à grande quantidade de pessoas integradas nas redes sociais, aplicando as técnicas corretas, você pode garantir que sua empresa compartilhe conteúdo relacionado aos seus produtos e serviços.

Isso é importante para dar mais visibilidade ao seu negócio. Como resultado, sua empresa tem a possibilidade de aumentar as vendas e ampliar a receita.

Veja também: Criar um blog ajuda a aumentar as vendas?