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O marketing digital é essencial para o seu negócio. Entendendo o que é, seus principais canais e suas vantagens, você saberá como criar estratégias para vender mais. Saiba agora um pouco mais sobre esse recurso que tem aumentado o faturamento de muitas empresas.

O que é marketing digital

Antes de mais nada, é importante esclarecer que marketing digital é um conjunto de técnicas para melhorar a comercialização de um produto ou serviço através da internet. Trata-se de aproveitar ao máximo os recursos da
internet para impulsionar de forma eficiente um negócio.

Ou seja, o marketing digital ajuda as empresas a captar mais clientes. Como resultado, aumentam os lucros com a venda de seus produtos ou contratação de serviços. No marketing digital, o objetivo é manter uma conexão direta entre a empresa e seus clientes.

Essa relação permite fidelizar os clientes para que retornem sempre. Algumas estratégias de marketing digital são: envio de e-mail, publicação de artigos em blogs, posts em redes sociais, criação de vídeos, anúncios na internet, entre outros.

Vantagens do marketing digital para o seu negócio

– Os custos são muito mais baixos em comparação com os canais de comercialização tradicionais (outdoor, TV, rádio, jornal).

– Capacidade total de controle e correção de campanhas em tempo real. Se algo não funcionar, você pode fazer ajustes sem comprometer seu orçamento.

– Ajuda a aumentar a geração de leads (cadastro de e-mails em seus site).

Como uma empresa pode usar o marketing digital de forma estratégica

Estar atento as novas tendências é fundamental, bem como as mudanças no comportamento do consumidor. Assim, uma empresa poderá saber como criar e executar estratégias para alcançar seus objetivos. Portanto, o seu sucesso dependerá da forma como promove sua empresa na rede.

Um bom planejamento de marketing digital deve se concentrar em todos os canais que seus potenciais clientes gostam de interagir. Dessa forma, torna-se mais fácil transmitir uma mensagem, informação ou ideia, para influenciar na decisão de compra.

Para que seu plano de marketing digital dê certo, você precisa desenvolver conteúdo de qualidade para gerar engajamento do seu público-alvo. Para isso, vamos dar seis dicas que irão ajudá-lo a criar uma ótima estratégia para colocar sua empresa no caminho do sucesso.

1 – Conheça seus clientes

Estamos falando de saber a região em que mora, idade, renda, profissão, interesses, necessidades em relação a um produto ou serviço. Por exemplo, se a sua empresa se dedica à venda de suplementos alimentares, será útil saber se uma grande parte do seu público também está interessado em saber sobre dietas, saúde e bem-estar.

2 – Identifique os objetivos e as ferramentas de marketing digital que você precisará

Se o seu objetivo é aumentar as vendas da sua empresa em 50%, escolha os canais certos para investir na internet. Pode ser uma campanha no Facebook Ads ou Google Ads e até mesmo a criação de conteúdo para ganhar visibilidade nas redes sociais.

3 – Avalie seus canais de marketing

Analise se seu site é intuitivo, está bem apresentável e otimizado para SEO. Além disso, seus perfis nas redes sociais devem estar atualizados com publicações interessantes, e seu blog com artigos relevantes. Portanto, é preciso escolher os melhores canais para atingir seu público-alvo.

Por exemplo: se seus clientes potenciais estão no Instagram, investir em uma estratégia de marketing no Facebook não vai funcionar da forma desejada. A dica é saber usar os canais que melhor funcionam para sua empresa em sua estratégia de marketing digital.

4 – Identifique problemas em seu conteúdo

Com base no perfil do seu cliente, identifique qualquer problema em seu conteúdo atual. Por exemplo, você tem uma loja de calçados e descobre que seus clientes estão interessados em dicas de modelos de sapatos para festas.

Se você ainda não escreveu nada sobre isso, aí está o problema do seu conteúdo. A partir dessa informação você deve começar a criar conteúdo relacionado a esse tema.

5 – Crie um plano para desenvolver conteúdo

Defina se você vai terceirizar a criação de conteúdo para o seu site e redes sociais ou se você mesmo vai criar. Esse plano deve incluir uma pauta com títulos para os artigos, principais palavras-chaves, canais de divulgação na internet, etc.

6 – Paneje usar mídias pagas

Você deve avaliar se vale a pena investir em mídias pagas (por exemplo, Google Ads, Facebook Ads, etc.) para determinar o que pode ajudar você a alcançar seus objetivos. Por exemplo, se você já investiu em anúncios no Google e não obteve sucesso, pode ser hora de eliminar essa despesa e investir em outra plataforma para gerar melhores resultados. 

Saiba mais: O que é jornada de compra do cliente e por que é importante