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Está pensando em lançar uma nova campanha de marketing? Então saiba que a primeira coisa que você deve fazer é medir quanta receita essa ação poderá gerar. Portanto, verifique seu ROI (retorno sobre o investimento). Esse é um conceito comum no mundo dos negócios. 

Para dar uma resposta direta à pergunta do título deste artigo: “O que é ROI?”, podemos dizer que é uma estratégia que ajuda a determinar quanto dinheiro você gastou em uma campanha de marketing versus a quantidade de receita que você ganhou com isso. 

A importância do ROI no marketing

Profissionais de marketing e empresários contam com avaliações baseadas em dados para ajudá-los a decidir como distribuir seus orçamentos de marketing. E é aí que entra o ROI, pois ajuda a desenvolver uma estratégia mais bem-sucedida. 

Ao calculá-lo, você poderá ver qual campanha traz mais valor, e isso pode ajudá-lo a priorizar as mais eficazes para impulsionar o crescimento da receita da sua empresa. O ROI também esclarecerá quais projetos não estão gerando receita suficiente e possivelmente prejudicando seus negócios. Depois de fazer a medição de cada campanha, você poderá decidir se reavalia sua estratégia de marketing ou encerra o projeto. 

Entendendo seu público-alvo

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de conhecer seu ROI é que ele permite que você entenda melhor o comportamento do seu público. Isso porque mostra quais estratégias têm melhor impacto neles. Depois de saber disso, fica mais fácil decidir qual tipo de publicidade usar para atrair novos clientes. 

Entendendo a concorrência

Saber definir seu ROI em marketing e medi-lo corretamente pode levá-lo muito longe. Também é fundamental comparar o retorno sobre seu investimento com o de seus concorrentes. Isso ajuda a determinar como suas campanhas de marketing se relacionam com outras do setor em termos de eficiência. Certamente, analisar as estratégias de negócios de seus concorrentes que têm um percentual de ROI mais alto pode lhe dar uma ideia de como melhorar seu próprio negócio.

Melhor alocação de orçamento

Os orçamentos de marketing são sempre menores do que você gostaria que fossem, portanto, é essencial aprender a usar com sabedoria os fundos que você tem à sua disposição. Para obter melhores resultados, você precisa saber quais projetos exigem menos investimento, porém trazem mais receita.

Como calcular o ROI em marketing

A maneira mais fácil de determinar o ROI de suas campanhas de marketing é comparar sua receita com suas despesas. Uma das equações mais simples é:

(Receita – Investimento) / Investimento

Se, por exemplo, você investir R$ 10.000 em um projeto específico e gerar R$ 20.000 a partir dele, sua fórmula de ROI ficará assim: 

(20.000 – 10.000) / $ 10.000 = 1

Para calcular sua porcentagem de ROI, você deve multiplicar esse número final por 100. Nesse caso, seu ROI de marketing seria 100%. 

Há algumas coisas a serem lembradas ao calcular seu ROI, por exemplo:

  • Gastos com pagamento por clique
  • Gasto de mídia
  • Custos de produção de conteúdo
  • Taxas externas de marketing e agência de publicidade

Por fim, certifique-se de não negligenciar nada, pois subestimar seus custos resultará em um cálculo de ROI incorreto.

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